:: Home >> ORIENTAÇÃO BASICA PARA CRIAR CURIÓ

Curió                                        

 

Orientações básicas para criação de curió.

Ave de pequeno porte, procurados por colecionadores interessados em sua beleza e canto. Conhecido também como avinhado.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA.
NOME CIENTÍFICO: Oryzoborus angolensis.
SIGNIFICADO DO NOME: Curió significa na linguagem indígena (Tupy guarany) "Amigo do homem". por se adaptar facilmente com a presença do homen e ficar próximos das aldeias.
ORDEM: Passeriformes.
FAMÍLIA: Emberizidae
ALIENTAÇÃO NO HABITAT NATURAL: Basicamente de alguns insetos, várias sementes de preferência a semente do capim navalha.
COR: Coloração marrom quando novo. Após completar 420 dias suas penas ficam pretas com apenas uma pequena mancha branca na asa e sua barriga ficam na cor vinho. A fêmea é marrom com um tom mais claro no peito mesmo quando adulta.
LOCALIZAÇÃO: Todo o territorio brasileiro e alguns lugares da América do Sul. Predominante nas regiões litorâneas do Brasil principalmente no litoral paulista.
TEMPO DE VIDA: 30 anos no cativeiro, quando bem cuidado e de 8 a 10 anos na vida selvagem.
TAMANHO: 14 cm.
ÉPOCA DE ACASALAMENTO: De agôsto até fim de março.
FÊMEA: PERÍODO FERTIL: De 03 meses a 1 ano.
NÚMERO DE OVOS: 1 a 3 ovos por ninhada.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO:12 Dias.
MUDA (TROCA DE PENAS) Acontece entre março e junho.Período  que antecede a muda é o indicado para a desvermifugação. Após a muda aplicar ferro é sempre indicado.

Em cativeiro ( criadouros) devemos ter cuidados especiais pois está fora de seu habitat.

Alimentação : existe no mercado nacional alimentos extrusados que por sua higienização e composição são muito bem aceitos. Podemos também, para imitar a natureza, usar sementes porém, observando serem de boa qualidade e certificadas para evitar contaminações por fungos e microtoxinas. Entre as sementes são usadas: alpistes, arroz, Níger, painços de diversos tipos,etc. Se usar verduras, cuidar para evitar contaminações por agrotóxicos procurando higieniza-las muito bem com água e vinagre. Milho verde deve ser evitado pelos problemas de contaminação ( agente transmissor de verminoses).

Água: de preferência água mineral natural disponibilizada durante todo o dia. Se usado bebedouro, lavar e trocar a água diariamente (evitar algas ).

Em caráter experimental, em 2014, o Sitio do Curió está utilizando bebedouros automáticos com água corrente direta e constante. Precisa de atenção para verificar se todos os pássaros estão utilizando o sistema, pois água não pode faltar.