:: Home >> CANTO FLORIANÓPOLIS

 

                                   Gasperi e seu curió Ronaldinho

Canto Florianópolis

Em Florianópolis, o jogo só começou a mudar quando os criadores locais resolveram resgatar o canto nativo. A maior parte deles está associada à Sociedade Amigos do Curió, entidade que mantém o curiódromo de Florianópolis e à qual estão associados cerca de mil criadores. Há cerca de dois anos, eles começaram a gravar CDs com o legítimo canto catarinense para ensinar os novos curiós a cantar como seus ancestrais. Este ano, 2006 ,oficializaram o regulamento para os primeiros torneios de canto Florianópolis.

Na natureza, o curió canta para atrair as fêmeas e demarcar seu território. Por isso, cada colônia de curiós tinha um canto característico, determinado em parte pela genética, em parte pela aprendizagem. Os curiozinhos herdam do pai e da mãe o timbre da voz e a valentia para cantarem mais alto, mais forte e por mais tempo, a fim de mostrar para a concorrência quem manda no pedaço. Mas as notas e a melodia são aprendidas pelos filhotes ao ouvir, desde pequeninos, o canto do pai - há quem diga que o aprendizado começa ainda no ovo.

Uma das estrelas do canto Florianópolis é o curió Ronaldinho(adquirido do Sitio do Curió). Batizado em homenagem ao craque da seleção brasileira, ele tem direito até a capa de gaiola com o número 9 e escudo do time canarinho campeão do mundo. E só dá alegrias ao seu dono, o vigia noturno José Gasperi, de 57 anos. 'Não tem nem como explicar a alegria que dá quando o curió vence. Ele é o primeiro campeão que eu tenho', diz. Ciumento, Gasperi não deixa ninguém, nem sua mulher, dona Luzia, mexer na gaiola de Ronaldinho. Vendê-lo, então, nem pensar. 'Já me ofereceram 10 mil reais, mas eu não quis nem saber', afirma. 'Não vou encontrar outro campeão assim para comprar.'

A oferta por Ronaldinho apenas dá uma idéia de quanto pode valer um curió bom de competição. No Brasil se tem notícia de um passarinho negociado por 200 mil reais. A transação mais alta já registrada em Florianópolis foi do curió Trovoada, trocado por um apartamento de 30 mil dólares. No começo de setembro, o criador Aldo Machado teve um curió classificado em terceiro lugar no torneio de fibra - no qual ganha o passarinho que cantar por mais tempo. 'Vendi-o por 4 mil reais no mesmo dia', diz Machado. Fotógrafo profissional, ele usou o dinheiro para comprar uma câmera moderna, novinha em folha. O criador Dirço Amaral diz que, por enquanto, os curiós mais valiosos ainda são os que cantam o canto Praia Grande nas competições mais tradicionais. 'Por um passarinho que cante Florianópolis, o preço médio ainda fica na casa dos 3 mil reais', diz.

Torneios de canto de curió reúnem dois tipos de estressados: os passarinhos e os criadores. No dia e na noite anterior, o curió macho é mantido numa gaiola lado a lado com a fêmea. Mas na hora de competir, o macho vai sozinho, sente saudade da companheira e canta feito um condenado. Aí é a hora de o passarinheiro se estressar: ai de quem chegue perto da gaiola e possa assustar o curió.

As competições são divididas em duas modalidades: fibra e qualidade de canto. Na primeira, as gaiolas com os curiós são colocadas lado a lado, numa roda. Cada uma será acompanhada por um juiz durante 20 minutos, período em que serão contados quantos cantos a ave dá. Os menos cantadores são eliminados. Os classificados vão para a etapa seguinte, e assim sucessivamente, até que sobrem apenas 30 curiós. Aí, quem cantar mais leva o troféu para casa.

Nas provas de qualidade, os critérios são diferentes. Cada passarinho é levado para cantar sozinho, numa estaca. Os juízes, normalmente, em número de três, apuram os ouvidos para saber se o curió canta direitinho as notas conforme o regulamento. Ganha o mais afinado e também o que repetir mais vezes o mesmo canto.

A melodia perfeita

Para ser considerado canto Florianópolis clássico, o curió deve respeitar as notas básicas do canto nativo, identificado da seguinte maneira no regulamento dos concursos:

·         Entrada de canto: TI TIO TIO (longa) ou TI TI

·         Passagem de canto: TI TI

·         Alteada de canto em 2 notas: TIUI TIUI

·         Remate de canto:TIO TIO TIO, seguido do pandeirinho QUI QUI QUI (opcional).

 

 Autor-Gladinston Silvestrini
Observação : atualmente já são julgados os cantos , nos torneios, por processos eletrônicos, sofisticados e  confiáveis

 

.